sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

RACE (RJ)


“Nada do que é humano me é estranho”


Muitos autores e dramaturgos como Shakespeare e Machado de Assis, já fizeram uso dessa frase. Mas ela é de autoria de Terêncio, dramaturgo e poeta romano, africano, nascido entre 195-185 a.C. Mas se ela tivesse sido dita por um dos personagens criados por David Mamet, para a peça RACE, poderíamos, sem dúvida atribuí-la ao dramaturgo norte americano. 

Em RACE, Mamet, magistralmente utiliza o duplo significado da palavra: “Raça e Corrida” para radiografar a espécie humana e nos apresentar um belíssimo texto. E, diga-se de, antemão, que o diretor (Gustavo Paso) e o tradutor (Leo Falcão) foram muito felizes em não traduzir o título, pois seria empobrecer e unilateralizar os questionamentos propostos pelo autor. Pois, enquanto humanos, somos todos semelhantes, e nada nos é estranho. Mas também em determinadas circunstâncias oportunas e necessárias, somos capazes de cometer atos heroicos e até os mais vis e deploráveis.


No drama em questão, o Bilionário Charles (Yashar Zambuzzi) procura um escritório de advocacia para defende-lo da acusação de estupro. Um enredo aparentemente simples, mas acrescente a ele os seguintes fatos: A vítima é jovem e negra. O acusado é branco e bilionário. Os sócios do escritório de advocacia: Jack (Gustavo Falcão), branco; TJ (Luciano Quirino), negro e Suzan (Heloisa Jorge), negra. Esses ingredientes fazem de Race um texto premiado internacionalmente. Com diálogos primorosos, os dois advogados constroem a defesa do cliente enriquecendo a trama em detalhes e abrindo discussões sobre: racismo, poder, mentira e manipulação. Certos que vencerão o caso, os advogados constroem uma defesa convincente em cima do “vestido de lantejoulas”.

Só que nesta corrida, quem sai em sentido contrário é Susan, inflamando ainda mais a discussão sobre questões raciais, levando-a as últimas consequências. Não quero contar toda a história, são muitas sutilezas, muitos pontos de vistas, muitas reviravoltas, muitas surpresas, muuuuitas discussões, e é por isso que é um excelente teatro.

Mamet amplia a discussão criando dois personagens negros com pontos de vistas completamente opostos. Traz questões sociais e de gênero racial, traz questões humanas, éticas e morais, e é aí que está a grande identificação com o público.


Gustavo Passo assina essa belíssima direção, nos apresenta um texto denso completamente gostoso de ser digerido. 


Os quatro atores em cena estão executando um refinado trabalho de ator. Gustavo Falcão está indicado ao Premio Shell de Melhor Ator.

 
Race encerra a temporada nesse domingo, 21 de fevereiro, mas ainda dá tempo!


sábado às 21h e domingo às 19h. Teatro Poeirinha.


Não percam!!!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário